A importância da co-criação com influenciadores digitais


O que significa uma co-criação?

A princípio, a co-criação é um processo colaborativo nos quais influenciadores e marcas trabalham juntos para desenvolver conteúdos autênticos, unidos em um único objetivo: o de tornar uma marca ou produto conhecido e respeitado no mercado.

Como funciona?

A co-criação envolve a participação ativa de ambas as partes, a troca de ideias e a contribuição mútua para a criação de campanhas que representem os valores e identidade da marca.

Enquanto se alinham com o estilo e as preferências do influenciador, essa colaboração vai além de simplesmente promover um produto ou serviço.

É sobre contar uma história que ressoe com o público-alvo de forma convincente e envolvente. 

A co-criação é essencial para estabelecer conexões próximas entre as empresas e seus seguidores, aumentando a visibilidade, autenticidade e a confiança do público em relação aos produtos oferecidos no mercado pelos influencers.

A importância da co-criação com influenciadores digitais

Atualmente, a co-criação com influenciadores digitais é um jeito que as marcas, principalmente as que estão se lançando no mercado agora, adotaram para ganharem notoriedade rapidamente, a fim de alcançarem seus objetivos de maneira rápida e autêntica.

Além disso, a colaboração com os influencers permite que as marcas se conectem com um público-alvo muito mais interessado no que elas têm a oferecer. Sem a famosa ''#publi goela abaixo'' para o receptor da mensagem.

Para a sua informação, segundo o portal Terra, o marketing de influência cresceu 70% só no ano passado, e, atualmente, ultrapassou a margem dos 86%.

Isso mostra como o poder da co-criação com influenciadores também ajuda as marcas a se destacarem em um mercado cada vez mais saturado de mais do mesmo, ou seja, das velhas estratégias de marketing.

Processos da co-criação com influenciadores digitais: como fazer?

Os processos da co-criação com influenciadores digitais, basicamente envolvem:

  • Liberdade para o influenciador ser criativo;

  • Criação com base no que o público do creator está acostumado a consumir de conteúdo no perfil dele;

  • 'Tom de voz' adequado para mensagem a ser passada;

  • Planejamento bem descrito e coeso entre marcas, agências e influenciadores.

A criação de conteúdo em conjunto também é essencial, porque permite que os influenciadores incorporem a identidade da marca em suas publicações, alcançando assim um público mais engajado e fiel. 

Dessa forma, as marcas podem aumentar sua visibilidade e sua reputação, enquanto os influenciadores fortalecem sua credibilidade e relevância no mercado.

A Creators Match atua como intermediária entre marcas e os influenciadores, assegurando que a parceria seja vantajosa para ambos, a fim de que os objetivos da campanha sejam alcançados de forma esperada.

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Estatísticas sobre colaboração entre marcas e influencers

Os números apontam que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas famosas na internet do que em anúncios tradicionais. 

Além disso, 38% dos profissionais de marketing consideram a co-criação com os influenciadores digitais como sendo a estratégia mais atualizada e impactante da atualidade para promover uma marca em curto prazo.

Essas estatísticas ressaltam a eficácia e o impacto absurdo que a co-criação com os influenciadores exerce no mercado atual.

Qual o papel da agência de marketing de influência neste processo de co-criação?

Uma agência de marketing de influência pode ser uma peça fundamental na co-criação entre influenciadores e marcas, uma vez que tem acesso a uma vasta rede de talentos e conhecimento especializado no mercado. Permitindo o mapeamento do influenciador ideal e contribuindo no planejamento adequado para alcançar os objetivos das marcas.

Essas agências podem, além de mapear os perfis com mais sinergia com os objetivos, negociar com os influenciadores, gerenciar as negociações contratuais, coordenar as estratégias de co-criação e garantir que as diretrizes da marca sejam seguidas. 

Além disso, a mensuração do impacto das campanhas de co-criação e ajustes para otimizar os resultados são tratados de forma muita analítica pelas agências especializadas,  fundamental para o sucesso de novos lançamentos. 


Conclusão

Por fim, a estratégia de co-criação é essencial para as marcas ao incorporar voz e criatividade no conteúdo criado pelos influenciadores digitais.

Ao contar com o suporte de uma agência de marketing de influência, você pode ampliar seu alcance e obter resultados mais eficazes na colaboração com influenciadores, fortalecendo sua presença no mercado.

Dúvidas, fale com a Creators e dê o Macht perfeito!