Dicas para escolher o influenciador digital certo para promover sua marca



Você já deve conhecer o poder que os influenciadores digitais exercem sobre seus fiéis seguidores na promoção de uma marca, serviços e produtos.

Mas escolher o influenciador ideal para representar a sua marca ou produto específico não é uma tarefa simples, porque existem alguns critérios que devem ser levados em consideração antes de aplicar a estratégia de marketing de influência

As marcas precisam estar atentas, pois nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é o mais indicado para o seu nicho. 

Neste artigo, a Creators Match listou os critérios mais importantes que precisam ser avaliados antes de escolher o melhor influenciador digital para ser o porta-voz da sua marca nas redes sociais.

O que é um influenciador digital?

Antes de começarmos, é sempre bom relembrar quem são os novos profissionais deste século que valem muito para as empresas.

Os influenciadores digitais são figuras muito populares na internet (você deve seguir algum em específico, com certeza), capazes de moldar as opiniões e comportamentos de milhares, quiçá milhões, de pessoas na internet, os chamados seguidores. 

Mas, o que exatamente define um influenciador digital? 

Essencialmente, são pessoas que construíram uma base sólida de seguidores online, divulgando os mais diversos tipos de conteúdos para cada público-alvo específico.

Você segue algum canal de culinária? De moda? De esporte ou lifestyle?

Então, esses influenciadores utilizam plataformas como Instagram, YouTube ou TikTok para compartilhar seus conteúdos virais de diversos segmentos. 

Esses profissionais são interessantes para as marcas por causa de sua autenticidade e pela conexão genuína que eles já construíram, sobre as quais as empresas podem se beneficiar por meio de parceiras.

Mas aqui vai um lembrete: só porque um influenciador tem muitos seguidores, não significa que ele é o parceiro certo para representar a sua marca. 

E é aí que a saga começa.

Critérios para escolher um influenciador digital

Ao escolher um influenciador digital, alguns critérios devem ser considerados, para garantir uma parceria que realmente entregue resultados, e evitar aqueles que têm pouco impacto sobre os seguidores ou não obtiveram sucesso em outras campanhas.

No geral, é essencial avaliar:

  • O nicho de atuação do influencer que deve ser condizente com público-alvo da sua marca

  • O poder de criação de conteúdo que ele tem

  • O nível de engajamento

É muito importante estar atento a esses critérios para não se frustrar depois. 

3 dicas para encontrar o influenciador certo para sua marca

Confira agora 3 dicas para te ajudar a escolher o influenciador digital que melhor represente a sua marca nas redes sociais, aumentando assim o número de seguidores no seu perfil, visitas em sites e volume de vendas, graças as recomendações desses influencers.

  1. O nicho de atuação do influenciador

O nicho de atuação do influenciador deve estar alinhado com o público-alvo da sua marca, como já mencionamos. 

Isso significa que, se a sua marca é focada em moda, você precisa procurar influenciadores que já falam sobre moda e estilo. 

Mas por que isso é tão crucial?

O influenciador deve ter uma audiência interessada no tipo de produto ou serviço que você oferece. 

Se sua marca vende produtos de beleza para a pele, por exemplo, e o influenciador fala sobre esportes...


2. O poder de criação de conteúdo

A qualidade do conteúdo é um fator importantíssimo.

As fotos e vídeos são bem produzidos? A mensagem que o influencer passa é clara? 

Os Influenciadores que criam tipos de conteúdos criativos e inusitados de alta qualidade, como posts no feed, stories e vídeos, conseguem prender a atenção dos seguidores, o que é ótimo para manter o público interessado no que você tem a oferecer.

Não vamos negar que conteúdos originais e criativos chamam mais atenção e são mais compartilhados. 

Um influenciador que sabe se destacar pode fazer sua marca brilhar!

3. O nível de engajamento

Uma alta taxa de engajamento é um bom sinal de que a audiência está realmente interessada no que aquele influenciador digital está transmitindo.

Seja sobre sua vida privada ou divulgação de produtos, campanhas com influenciadores bem engajados têm 11 vezes mais retorno do que campanhas de marketing tradicionais.

Além dos números, a qualidade das interações é um fator que conta bastante.

É sempre bom observar se os comentários são verdadeiros e como o influenciador lida com feedback e interage com seus seguidores.

Afinal, um bom relacionamento com a audiência faz com que suas campanhas sejam mais bem recebidas, gerando melhores resultados.

Conclusão

Com essas dicas, você vai conseguir escolher um influenciador que não só tem o público certo para sua marca, mas também cria conteúdos de qualidade, capaz de manter a sua audiência engajada. 

E lembre-se, uma agência especializada em marketing de influência faz toda a diferença na escolha certa do influenciador ideal para divulgar a sua marca nas redes sociais.

No competitivo mercado digital, contar com os influenciadores é mais do que uma tendência; é uma estratégia eficaz para alcançar resultados reais e fazer do seu produto um objeto de desejo dentro dessa rede imensa de consumidores online. 

>>>Fale com a equipe da Creators Match sobre como você pode aplicar o marketing de influência no seu negócio e viralizar a sua marca nas redes sociais.